Nos últimos anos, o e-commerce é um dos setores que mais movimenta a economia brasileira e o uso do Instagram se destaca nas estratégias de venda dos lojistas. Essa rede social também está entre os meios preferidos dos clientes na hora de realizar compras. Assim, para não perder oportunidades, você precisa saber como vender no Instagram.

O que começou como uma rede social para compartilhar momentos, tornou-se uma valiosa plataforma de comércio eletrônico. O Instagram oferece recursos para vender produtos, criar consciência da marca e conectar influenciadores e embaixadores dos produtos. Com milhões de pessoas usando o Instagram, as possibilidades de fazer negócio são ilimitadas. 

Como criar uma loja no Instagram?

O primeiro passo para vender pelo Instagram e criar uma loja virtual é converter o perfil, que por padrão é criado como uma conta pessoal, em uma conta comercial. O perfil de negócios dá acesso a vantagens como relatório e métricas de desempenho, possibilidade de impulsionar as publicações e informações das pessoas que seguem a loja ou interagem com as postagens.

Veja como criar uma conta comercial:

  1. Acesse as Configurações no seu perfil
  2. Selecione a opção Conta
  3. Toque em Mudar para conta profissional
  4. Selecione Continuar e escolha a categoria da sua loja. Toque em Concluir

Como integrar a minha loja virtual ao Instagram?

A função loja da rede social permite que as empresas cadastrem e vendam os produtos diretamente no Instagram. Essa função facilita o acesso do cliente à loja virtual, não sendo mais necessário abrir várias páginas do navegador até chegar ao produto que deseja.

Para integrar a loja virtual ao Instagram, é necessário possuir, além da conta comercial, uma página de negócio no Facebook e vincular a conta do Instagram ao catálogo do marketplace ou do Gerenciador de Negócios do Facebook. 

Como vender pelo Instagram?

Formas de pagamento

O mercado de serviços financeiros oferece diversas alternativas para que os clientes efetuem o pagamento na sua loja do Instagram. Criando uma conta em uma intermediadora de pagamento, como PagSeguro, Pagar.me e PayPal é possível incorporar formas de pagamento como boleto, cartões de débito e crédito com parcelamentos.

Divulgação

O Instagram é uma rede social conhecida por seu visual, por isso, na hora de colocar seus produtos à venda, invista em imagens bonitas, de boa qualidade e interessantes para que seu feed fique chamativo! Usar vídeos também é uma ótima alternativa para divulgar sua loja virtual e seus produtos.

Na hora do post, escolha hashtags que façam sentido aos produtos para que mais pessoas sejam atraídas até a publicação e conheça a sua loja. Outra ferramenta essencial para divulgação é o story, o formato dinâmico em vídeo faz sucesso entre os usuários da rede, por isso, invista em interações utilizando stickers com enquetes e caixas de perguntas.

Conclusão 

Se você tem um negócio e quer ter sucesso no Instagram, essas dicas são fundamentais para você começar com o pé direito. Lembre-se que outros aspectos como qualidade do produto, preço e investimento em marketing digital também fazem muita diferença. Então bora lá colocar a mão na massa e vender pelo Instagram!

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